/
/
Quais são as novas tecnologias que auxiliam a evitar fraudes?

Quais são as novas tecnologias que auxiliam a evitar fraudes?

O uso da tecnologia é essencial para evitar fraudes, aumentar a produtividade e garantir decisões mais acertadas para qualquer tipo de negócio.

Existem muitos segmentos, que a concessão de crédito faz parte das operações e negócios. Além de aumentar o poder de consumo do público, a concessão de crédito potencializa o volume de vendas e garante maior competitividade da empresa no mercado.

Uma análise de crédito mais acertada e a criação de uma base positiva favorecem o crescimento da empresa, uma vez que consumidores sem restrição de consumo e menor risco de inadimplência garantem maior liquidez para o fluxo de caixa organizacional, rentabilidade e a possibilidade de investir na expansão de todas as atividades operacionais.

Ao evitar fraudes, você aumenta a confiabilidade dos consumidores em modelos de consumo digitais, o que também favorece a inovação de empresas que almejam a digitalização total de seus processos de venda, como acontece em e-commerces, fintechs e plataformas de varejo.

Entretanto, os hackers e fraudadores também acompanham a evolução da tecnologia, o que obriga as empresas a manterem a vanguarda no uso de qualquer solução.

Neste artigo, discutimos alguns exemplos de tecnologias para evitar fraudes e potencializar os resultados do seu negócio sem comprometer a segurança dos dados de seus clientes.

Vamos lá?

AdobeStock 340923263

Qual a importância da utilização de tecnologias para evitar fraudes?

Existem vários tipos de fraude. Entretanto, alguns crimes mais comuns abrangem operações financeiras fraudulentas, comissionamento irregular, falsificação de documentos, desvios, roubos de ativos e de produtos do estoque, clonagem e uso indevido de dados pessoais de terceiros — todas as modalidades com o objetivo de obter vantagens financeiras sobre a vítima. 

No Brasil, as atividades fraudulentas oneram os negócios em até 72%, segundo dados da pesquisa Global Identity and Fraud Report.

Em função desse comprometimento, os comerciantes e empresários buscam formas inovadoras de proteger suas empresas, para garantir transparência e segurança em todas as etapas de seus processos — 50% das organizações investem em favor da prevenção às fraudes.

AdobeStock 316045380

E quais são essas tecnologias?

Veja, a seguir, alguns exemplos de tecnologias que podem evitar fraudes e aumentar a segurança da sua empresa.

Plataforma integrada para análise e gestão de dados

Uma plataforma de gestão de dados consegue reunir todos os processos relacionados ao tratamento da informação — coleta, armazenamento e interpretação de dados, por exemplo —, pois utiliza inúmeras fontes confiáveis e garante precisão, agilidade e segurança à tomada de decisão, à criação de uma política de crédito mais eficiente e à gestão de riscos organizacionais.

Biometria

A biometria ativa, que abrange a análise das impressões digitais, reconhecimento facial e ocular, auxilia na verificação da identidade do usuário antes da concessão de crédito ou do acesso às informações críticas, sistemas e ambientes físicos.

A precisão desse tipo de solução pode chegar a 99,9%. Já a biometria passiva analisa comportamentos e tendências para determinar a confiabilidade de um usuário ou não.

artigo 05 022021 ..

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, associada ao Big Data (grande volume de dados precisos sobre pessoas e processos) e ao Machine Learning (aprendizado de máquina), pode automatizar inúmeros procedimentos de análise.

Isso porque as soluções armazenam informações de procedimentos anteriores e têm capacidade de reconhecer tendências e análises comportamentais (Behavioral Analytics) e aprender com ações anteriores.

A análise comportamental é imprescindível para evitar fraudes. Algumas soluções analisam o tempo das sessões e o comportamento efetivo do usuário na Internet para determinar se ele é confiável ou não.

artigo 05 022021.

Então, gostou deste post?

Quer conferir mais conteúdos como esse?

Para receber outras das nossas dicas voltadas para o mercado financeiro e estar sempre atualizado, siga nossas redes sociais agora mesmo e fique por dentro de tudo que acontece por aqui.

Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.

Compartilhe também esta importante informação em suas redes sociais e ajude a informar outras empresas sobre os principais pontos relacionados à segurança de dados e regulamentações necessárias com a vigência da LGPD!

CTA horizontal 1

Por hoje, é tudo.

Até o próximo post!

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano