Saiba como calcular limites de crédito e vender mais no seu negócio. O crédito é fundamental para as empresas. Pois, a partir dele, os empreendedores podem investir no negócio: comprando novas máquinas, renovando todos os ambientes, ampliando os espaços, abrindo filiais e assim por diante.
As empresas que tem o hábito de calcular os limites somente usando o nível de rendas dos potenciais clientes, nos casos de pessoas físicas no varejo, e o faturamento para pessoa jurídica nas industrias ou distribuição, por exemplo, podem estar colocando, toda a operação do negócio em risco, no mercado que atende.
Para manter a empresa em segurança, é necessário considerar uma série de critérios, para preservar a capacidade financeira corporativa. É necessário hoje, todo setor de crédito, saber calcular os limites de crédito dos clientes. Claro, que se puder fazer isso de forma automatizada, melhor ainda para a empresa.
A Deps tem o melhor método do mercado e com certeza tem para a sua empresa, as soluções conforme as suas necessidades.
Neste artigo, vamos orientar você para calcular os limites de crédito. Vamos lá?
Calcule os limites conforme a sua cultura e operação
Para pessoas físicas, calcular o limite de crédito é mais fácil. Mas isso não significa que calcular o limite de crédito das empresas seja algo impossível ou que não compense.
Ao contrário, ajuda bastante a empresa a se organizar financeiramente e até a aplicar melhor seu capital. Muitos gestores temem realizar investimentos maiores por causa do risco de não honrarem seus compromissos, endividarem demais a empresa e levá-la à falência.
Conhecendo o limite de crédito de sua organização, o gestor se liberta daquela preocupação. Considerando-se que ele terá acesso a dados precisos e poderá se planejar financeiramente de acordo com eles.
O limite de crédito das empresas consiste em uma ferramenta ideal para conservar a empresa dinâmica, acompanhando a evolução do mercado e expandindo os seus horizontes.
Como fazer o cálculo dos limites de crédito
Para realizar esse cálculo, é necessário efetuar uma análise financeira da empresa, a partir da atividade que ela desenvolve no mercado. Apenas depois dessa análise profunda, será possível conceder um limite de crédito.
Apesar de não existir uma fórmula específica, é preciso considerar o ramo em que a empresa atua, seu objeto social e a quantidade média de vendas que ela faz.
É necessário fazer uma análise de um conjunto de informações:
- tamanho da empresa;
- tempo que a empresa está atuando no mercado;
- capital social;
- balanço patrimonial;
- DRE (Demonstração do Resultado de Exercício);
- referências no mercado;
- fontes de financiamento;
- preços dos produtos/serviços ofertados;
- prazos de pagamento;
- classificação de risco.
Um fator muito importante é que, quanto menores forem os prazos de pagamento, maior será a rotatividade no limite de crédito das empresas. E quanto maior aquele prazo, menor será a rotatividade.
A partir desses critérios, e de outros que forem considerados convenientes, o analista define um teto máximo de concessão de crédito.
Por exemplo: não faz sentido para o analista, conceder um limite de crédito no valor de R$ 25.000,00 para uma empresa que apresenta capital social equivalente a R$ 5.000,00 (mesmo que ela preencha todos os outros requisitos).
A possibilidade de investir em uma plataforma inteligente
Realmente, não parece uma tarefa tão simples, saber qual o limite de crédito das empresas. Porém, a notícia boa é que existe soluções inteligentes e acessíveis tratando-se de valores de investimento, que podem ajudar o gestor de crédito a efetuar todos os cálculos, de forma simples, objetiva e rentável para o seu negócio.
Além disso, uma solução deste nível, vai gerir toda a sua carteira de clientes, efetuar consultas de crédito com custos baixos, vai zelar pelo seu contas a receber, cuidando para que a inadimplência dos clientes, seja o mínimo possível, sem contar que o seu comercial, poderá usufruir da higienização de base dados, no qual, poderão usar para intensificar as campanhas e vender muito mais.
Você já pensou, ter a possibilidade de ter tudo em um único ambiente, economizar com a sua fatura externa do provedor e ainda integrar todos os setores chaves da sua empresa?
Para você ter uma ideia, na análise de crédito feita manualmente, os profissionais encarregados analisam todas as empresa de forma linear. De forma geral, o máximo de informações que é viável analisar fica perto de 10 itens. Já com o sistema da Deps, por exemplo, o número de dados cruzados ultrapassa o volume de 700 variáveis.
Assista a nossa jornada da análise de crédito, em nosso canal no Youtube, tem vários vídeos de treinamentos, de como fazer na prática e como obter mais sucesso em suas análises e decisões.
Nesse cenário, a automação de processos na análise de crédito promete trazer muitas vantagens para a sua empresa, independente do seu tamanho ou segmento. Portanto, não perca mais tempo e comece a planejar a inclusão da transformação digital no seu negócio!
Classificassão e descarte clientes improdutivos
Digamos que sua empresa seja uma fábrica de laticínios e que você forneça seus produtos para supermercados e atacados. Uma parte de sua clientela é leal e faz negócios com você regularmente. No entanto, alguns compram em grandes quantidades, mas muito esporadicamente — ou seja, apenas quando não conseguem negociar com seus concorrentes.
E aí? Pensando no que viu aqui, quer implementar a automação de processos dentro da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar?
Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades.
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Até mais!