Saiba como calcular limites de crédito e vender mais no seu negócio. O crédito é fundamental para as empresas. Pois, a partir dele, os empreendedores podem investir no negócio: comprando novas máquinas, renovando todos os ambientes, ampliando os espaços, abrindo filiais e assim por diante.
As empresas que tem o hábito de calcular os limites somente usando o nível de rendas dos potenciais clientes, nos casos de pessoas físicas no varejo, e o faturamento para pessoa jurídica nas industrias ou distribuição, por exemplo, podem estar colocando, toda a operação do negócio em risco, no mercado que atende.
Para manter a empresa em segurança, é necessário considerar uma série de critérios, para preservar a capacidade financeira corporativa. É necessário hoje, todo setor de crédito, saber calcular os limites de crédito dos clientes. Claro, que se puder fazer isso de forma automatizada, melhor ainda para a empresa.
A Deps tem o melhor método do mercado e com certeza tem para a sua empresa, as soluções conforme as suas necessidades.
Neste artigo, vamos orientar você para calcular os limites de crédito. Vamos lá?
Calcule os limites conforme a sua cultura e operação
Para pessoas físicas, calcular o limite de crédito é mais fácil. Mas isso não significa que calcular o limite de crédito das empresas seja algo impossível ou que não compense.
Ao contrário, ajuda bastante a empresa a se organizar financeiramente e até a aplicar melhor seu capital. Muitos gestores temem realizar investimentos maiores por causa do risco de não honrarem seus compromissos, endividarem demais a empresa e levá-la à falência.
Conhecendo o limite de crédito de sua organização, o gestor se liberta daquela preocupação. Considerando-se que ele terá acesso a dados precisos e poderá se planejar financeiramente de acordo com eles.
O limite de crédito das empresas consiste em uma ferramenta ideal para conservar a empresa dinâmica, acompanhando a evolução do mercado e expandindo os seus horizontes.
Como fazer o cálculo dos limites de crédito
Para realizar esse cálculo, é necessário efetuar uma análise financeira da empresa, a partir da atividade que ela desenvolve no mercado. Apenas depois dessa análise profunda, será possível conceder um limite de crédito.
Apesar de não existir uma fórmula específica, é preciso considerar o ramo em que a empresa atua, seu objeto social e a quantidade média de vendas que ela faz.
É necessário fazer uma análise de um conjunto de informações:
- tamanho da empresa;
- tempo que a empresa está atuando no mercado;
- capital social;
- balanço patrimonial;
- DRE (Demonstração do Resultado de Exercício);
- referências no mercado;
- fontes de financiamento;
- preços dos produtos/serviços ofertados;
- prazos de pagamento;
- classificação de risco.
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Um fator muito importante é que, quanto menores forem os prazos de pagamento, maior será a rotatividade no limite de crédito das empresas. E quanto maior aquele prazo, menor será a rotatividade.
A partir desses critérios, e de outros que forem considerados convenientes, o analista define um teto máximo de concessão de crédito.
Por exemplo: não faz sentido para o analista, conceder um limite de crédito no valor de R$ 25.000,00 para uma empresa que apresenta capital social equivalente a R$ 5.000,00 (mesmo que ela preencha todos os outros requisitos).
A possibilidade de investir em uma plataforma inteligente
Realmente, não parece uma tarefa tão simples, saber qual o limite de crédito das empresas. Porém, a notícia boa é que existe soluções inteligentes e acessíveis tratando-se de valores de investimento, que podem ajudar o gestor de crédito a efetuar todos os cálculos, de forma simples, objetiva e rentável para o seu negócio.
Além disso, uma solução deste nível, vai gerir toda a sua carteira de clientes, efetuar consultas de crédito com custos baixos, vai zelar pelo seu contas a receber, cuidando para que a inadimplência dos clientes, seja o mínimo possível, sem contar que o seu comercial, poderá usufruir da higienização de base dados, no qual, poderão usar para intensificar as campanhas e vender muito mais.
Você já pensou, ter a possibilidade de ter tudo em um único ambiente, economizar com a sua fatura externa do provedor e ainda integrar todos os setores chaves da sua empresa?
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Para você ter uma ideia, na análise de crédito feita manualmente, os profissionais encarregados analisam todas as empresa de forma linear. De forma geral, o máximo de informações que é viável analisar fica perto de 10 itens. Já com o sistema da Deps, por exemplo, o número de dados cruzados ultrapassa o volume de 700 variáveis.
Assista a nossa jornada da análise de crédito, em nosso canal no Youtube, tem vários vídeos de treinamentos, de como fazer na prática e como obter mais sucesso em suas análises e decisões.
Nesse cenário, a automação de processos na análise de crédito promete trazer muitas vantagens para a sua empresa, independente do seu tamanho ou segmento. Portanto, não perca mais tempo e comece a planejar a inclusão da transformação digital no seu negócio!
Classificassão e descarte clientes improdutivos
Digamos que sua empresa seja uma fábrica de laticínios e que você forneça seus produtos para supermercados e atacados. Uma parte de sua clientela é leal e faz negócios com você regularmente. No entanto, alguns compram em grandes quantidades, mas muito esporadicamente — ou seja, apenas quando não conseguem negociar com seus concorrentes.
E aí? Pensando no que viu aqui, quer implementar a automação de processos dentro da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar?
Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades.
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