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Saiba como calcular limites de crédito e vender mais no seu negócio

Saiba como calcular limites de crédito e vender mais no seu negócio

crédito é fundamental para as empresas. Pois, a partir dele, os empreendedores podem investir no negócio: comprando novas máquinas, renovando todos os ambientes, ampliando os espaços, abrindo filiais e assim por diante.

As empresas que tem o hábito de calcular os limites somente usando o nível de rendas dos potenciais clientes, nos casos de pessoas físicas no varejo, e o faturamento para pessoa jurídica nas industrias ou distribuição, por exemplo, podem estar colocando, toda a operação do negócio em risco, no mercado que atende.

Para manter a empresa em segurança, é necessário considerar uma série de critérios, para preservar a capacidade financeira corporativa. É necessário hoje, todo setor de crédito, saber calcular os limites de crédito dos clientes. Claro, que se puder fazer isso de forma automatizada, melhor ainda para a empresa.

A Deps tem o melhor método do mercado e com certeza tem para a sua empresa, as soluções conforme as suas necessidades.

Neste artigo, vamos orientar você para calcular os limites de crédito. Vamos lá?

Calcule os limites conforme a sua cultura e operação

Para pessoas físicas, calcular o limite de crédito é mais fácil. Mas isso não significa que calcular o limite de crédito das empresas seja algo impossível ou que não compense.

Ao contrário, ajuda bastante a empresa a se organizar financeiramente e até a aplicar melhor seu capital. Muitos gestores temem realizar investimentos maiores por causa do risco de não honrarem seus compromissos, endividarem demais a empresa e levá-la à falência.

Conhecendo o limite de crédito de sua organização, o gestor se liberta daquela preocupação. Considerando-se que ele terá acesso a dados precisos e poderá se planejar financeiramente de acordo com eles.

O limite de crédito das empresas consiste em uma ferramenta ideal para conservar a empresa dinâmica, acompanhando a evolução do mercado e expandindo os seus horizontes.

Como fazer o cálculo dos limites de crédito

Para realizar esse cálculo, é necessário efetuar uma análise financeira da empresa, a partir da atividade que ela desenvolve no mercado. Apenas depois dessa análise profunda, será possível conceder um limite de crédito.

Apesar de não existir uma fórmula específica, é preciso considerar o ramo em que a empresa atua, seu objeto social e a quantidade média de vendas que ela faz.

É necessário fazer uma análise de um conjunto de informações:

  • tamanho da empresa;
  • tempo que a empresa está atuando no mercado;
  • capital social;
  • balanço patrimonial;
  • DRE (Demonstração do Resultado de Exercício);
  • referências no mercado;
  • fontes de financiamento;
  • preços dos produtos/serviços ofertados;
  • prazos de pagamento;
  • classificação de risco.
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Um fator muito importante é que, quanto menores forem os prazos de pagamento, maior será a rotatividade no limite de crédito das empresas. E quanto maior aquele prazo, menor será a rotatividade.

A partir desses critérios, e de outros que forem considerados convenientes, o analista define um teto máximo de concessão de crédito.

Por exemplo: não faz sentido para o analista, conceder um limite de crédito no valor de R$ 25.000,00 para uma empresa que apresenta capital social equivalente a R$ 5.000,00 (mesmo que ela preencha todos os outros requisitos).

A possibilidade de investir em uma plataforma inteligente

Realmente, não parece uma tarefa tão simples, saber qual o limite de crédito das empresas. Porém, a notícia boa é que existe soluções inteligentes e acessíveis tratando-se de valores de investimento, que podem ajudar o gestor de crédito a efetuar todos os cálculos, de forma simples, objetiva e rentável para o seu negócio.

Além disso, uma solução deste nível, vai gerir toda a sua carteira de clientes, efetuar consultas de crédito com custos baixos, vai zelar pelo seu contas a receber, cuidando para que a inadimplência dos clientes, seja o mínimo possível, sem contar que o seu comercial, poderá usufruir da higienização de base dados, no qual, poderão usar para intensificar as campanhas e vender muito mais.

Você já pensou, ter a possibilidade de ter tudo em um único ambiente, economizar com a sua fatura externa do provedor e ainda integrar todos os setores chaves da sua empresa?

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Para você ter uma ideia, na análise de crédito feita manualmente, os profissionais encarregados analisam todas as empresa de forma linear. De forma geral, o máximo de informações que é viável analisar fica perto de 10 itens. Já com o sistema da Deps, por exemplo, o número de dados cruzados ultrapassa o volume de 700 variáveis.

Assista a nossa jornada da análise de crédito, em nosso canal no Youtube, tem vários vídeos de treinamentos, de como fazer na prática e como obter mais sucesso em suas análises e decisões.

Nesse cenário, a automação de processos na análise de crédito promete trazer muitas vantagens para a sua empresa, independente do seu tamanho ou segmento. Portanto, não perca mais tempo e comece a planejar a inclusão da transformação digital no seu negócio!

Classificassão e descarte clientes improdutivos

Digamos que sua empresa seja uma fábrica de laticínios e que você forneça seus produtos para supermercados e atacados. Uma parte de sua clientela é leal e faz negócios com você regularmente. No entanto, alguns compram em grandes quantidades, mas muito esporadicamente — ou seja, apenas quando não conseguem negociar com seus concorrentes.

E aí? Pensando no que viu aqui, quer implementar a automação de processos dentro da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar?

Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades.

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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DPO: Simone Silvano