/
/
Seguradora de crédito: confira os pontos positivos e negativos

Seguradora de crédito: confira os pontos positivos e negativos

Alguns acordos comerciais envolvem a concessão de crédito, oferecida por uma das partes à outra em troca de um produto ou serviço. Entretanto, esses acordos envolvem riscos, que podem ser minimizados pela proteção financeira garantida por uma seguradora de crédito.

Essa prática, muito comum no exterior, ganhou notoriedade nos últimos anos no Brasil. O risco das transações é transferido para a seguradora de crédito, que protege o segurado no caso de um cliente se tornar insolvente ou deixar de pagar as dívidas originadas por esse crédito comercial.

Além disso, as seguradoras de crédito minimizam possíveis perdas financeiras, por meio do suporte à gestão de crédito das empresas seguradas.

Embora a inadimplência seja recorrente entre os brasileiros — segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a taxa percentual de famílias endividadas chegou a 67,1% em junho de 2020 —, as empresas não podem deixar de fazer negócios por conta do potencial risco das operações, principalmente no momento no qual o mercado está estagnado.

Neste artigo, ressaltamos a importância das seguradoras de crédito no contexto econômico mundial. Veja agora os pontos positivos e negativos do seguro de crédito para as empresas.

AdobeStock 383184483

Quais os riscos cobertos pelo seguro de crédito?

Conforme falamos, o seguro de crédito é uma apólice oferecida pela seguradora de crédito — além de serviços financeiros e organizacionais relacionados — para minimizar possíveis efeitos causados por um cliente inadimplente ou insolvente no fluxo de caixa organizacional.

Há uma variedade de apólices disponíveis, que pagam as dívidas em circunstâncias diversas que impeçam a empresa de receber um crédito pendente. Os principais riscos cobertos pelas apólices são os descritos a seguir.

Inadimplência

Todo empreendedor sabe a importância de manter suas operações com segurança, ou seja, receber o crédito dentro dos prazos acordados. O atraso na data de pagamento de uma fatura pode comprometer o planejamento financeiro do negócio, a liquidez do fluxo de caixa, interferir em investimentos e até ocasionar endividamento da empresa.

Transações do comércio exterior

Os seguros de crédito também protegem as empresas contra as sanções eventualmente impostas na importação e exportação de bens, que impedem o cliente de pagar pelas mercadorias adquiridas. Os exportadores ainda podem enfrentar riscos devido à falta de informações disponíveis sobre os seus clientes no exterior e a dificuldade de jurisprudência para sanar possíveis litígios.

Crescimento do negócio

BI DEPS

Ainda existem riscos associados ao crescimento do negócio, uma vez que novos clientes, novos mercados e solicitações de limites de crédito mais altos sempre incrementam a vulnerabilidade da empresa. Além disso, têm potencial de comprometimento do fluxo de caixa a ponto de tornar o negócio incapaz de sustentar qualquer perda financeira.

Como a seguradora de crédito agrega valor ao negócio?

As seguradoras de crédito oferecem assistência especializada, bem como proteção de fluxo de caixa, especialmente ao definir limites de crédito possíveis para cada cliente.

A empresa conta com relatórios de crédito e histórico de negociações como uma forma de avaliação de risco. Entretanto, também usa as informações de enormes bases de dados, que ajudam a delimitar rapidamente os limites de crédito possíveis para cada segurado e seus clientes (ou seja, os valores máximos que podem ser devidos a um segurado).

Ainda, a empresa consegue monitorar a situação em caso de quaisquer mudanças positivas ou negativas nos perfis de risco dos clientes. Além de alertar o segurado em conformidade com essas alterações, para que essas mudanças não interfiram no desempenho financeiro dos seus negócios.

Algumas seguradoras também oferecem o serviço de cobrança de dívidas. Elas acionam a justiça para cobrar o saldo devedor em nome do tomador do seguro, se não houver pagamento após um determinado período. Elas podem até processar o comprador e pagar a reclamação do segurado, se a dívida não puder ser cobrada.

Quais os riscos excluídos do seguro de crédito?

A cobertura do seguro de crédito é bastante abrangente e permite que as empresas atuem de forma mais competitiva, sem riscos excessivos para a carteira de recebíveis.

No entanto, como em qualquer contrato de seguro, o segurado deve estar atento às situações não cobertas pela apólice, que dependendo da seguradora de crédito contratada não contempla:

  • vendas a entidades públicas devido à impossibilidade de ação judicial do devedor em caso de inadimplência;
  • vendas a pessoas físicas, uma vez que a cobertura do seguro de crédito é aplicada exclusivamente às operações B2B;
  • disputas comerciais, pois em caso de discussão ou contencioso comercial, as seguradoras suspendem a cobertura até que seja proferida decisão judicial favorável ao segurado;
  • perdas decorrentes de contaminação radioativa, atos de guerra e desastres naturais;
  • perdas decorrentes de ato ilícito, omissão ou fraude do segurado;
  • operações feitas em desacordo com os termos da apólice, que tem o seu efeito anulado caso o segurado não cumpra as condições contratuais.

Quais os principais benefícios de contratar uma seguradora de crédito?

Contar com o apoio de uma seguradora de crédito é essencial para manter uma situação financeira mais saudável, pois o risco agregado ao negócio pelo devedor diminui.

Além disso, permite manter relações mais amigáveis com os clientes, uma vez que a garantia da cobertura do seguro aumenta a confiabilidade nas relações comerciais.

Com segurança e sem imprevistos, a empresa consegue otimizar a sua atuação no mercado, tem acesso às informações mais precisas sobre seus clientes e até melhora as suas próprias condições de crédito, em relação aos bancos e outras instituições de concessão de valores.

Outra vantagem é o aumento da competitividade do negócio, que pode atuar com mais flexibilidade, menos custos e burocracias no mercado externo. Ainda, a empresa pode aumentar a sua base de clientes e criar um processo próprio de automação de crédito, que permite variar os limites conforme as especificidades da situação.

Como acontece com qualquer produto de seguro, é importante escolher a apólice e o nível de cobertura corretos para garantir que você tenha proteção adequada.

Com um mercado tão amplo e competitivo, os corretores de seguros de crédito estão bem posicionados para garantir que seus clientes recebam os negócios mais acessíveis e adequados.

AdobeStock 122993740

Assim, uma seguradora de crédito especializada fornece aos seus clientes uma visão mais ampla de todo o mercado, mas também pode ajudar você a otimizar as suas operações.

Agora que você sabe a importância desse assunto, entre em contato com a Deps Tecnologia e conheça nossos serviços!

CTA 7NV 02

Nos acompanhe no linkedin e Instagram estamos com muitos materiais e assuntos ricos por lá.

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano