O que as fintechs precisam saber sobre gestão de crédito e riscos? A inovação e a tecnologia revolucionaram inúmeros setores do mercado, principalmente os setores comercial e financeiro.
Com todo este crescimento, surgiram as tão comentadas fintechs, “negócios on-line”, que geram muita facilidade e agilidade de acesso ao consumidor aos e serviços financeiros. Para conceder crédito aos clientes, estas empresas, necessitam ter a real certeza, que irão receber o valores gerados de volta.
A automação de crédito e análise de riscos, é um processo criado especialmente para oferecer segurança na análise de dados a quem forem oferecer linhas de crédito, principalmente de forma online, como é o caso das fintechs.
Neste post preparamos um material bem interessante, no qual você poderá ter clareza neste assunto e também, terá a opção de escolher uma solução com o melhor método do mercado.
Vamos lá?
As fintechs e o crédito fácil aos clientes
Sabemos que a primeira fintech que surgiu no Brasil foi a CIA Guia Bolso no ano de 2014. Destemida e derterminada a mudar a forma de prestar serviços e consultoria financeira no mercado.
Esta CIA motivou muitos empresários do país a abrir empresas semelhantes, atualmente, o nosso mercado brasileiro conta com imensos modelo de negócios, como: Toro Investimentos, Guia de bolso, Bidu, Nubank e outras.
São empresas que ofertam no mercado soluções financeiras, tudo de forma on-line e de fácil acesso, com o objetivo único de facilitar a vida do consumidor, com taxas mais baixas, crédito rápido, tudo isso sem as burocracias de um banco tradicional.
O desafio neste processo ágil é a facilidade de acesso ao crédito, se estas empresas não tiverem uma política de crédito automatizada, que possa prever todos os riscos com a segurança dados, e de acordo com a LGPD, o índice de inadimplentes diretos, irão subir consideravelmente.
Por este motivo, investir em uma plataforma de automação de crédito é necessário para garantir o sucesso da CIA.
Como funciona a gestão de crédito e riscos para Fintechs?
É um procedimento que pode ser realizado através de uma plataforma de gestão inteligente de crédito, considerada e reconhecida hoje no Brasil, o melhor do mercado. Nesta plataforma, é possível considerar inúmeras variáveis, para analisar o risco do potencial cliente.
No qual, a sua empresa poderá ter em mãos de forma segura e com toda a proteção, um diagnóstico completo, como você nunca viu, com sugestões de limites, liberações automáticas, capacidade de pagamentos no mercado e outras análises customizadas de acordo com as suas necessidades.
O foco principal deste diagnóstico de análise, é reunir informações dos perfis analisados e identificar o as condições e capacidade financeiras de cada cliente, a partir da extração segura de dados e enriquecimento das informações coletadas.
Neste processo de automação, as fintechs, poderão definir alçadas aos usuários, se o crédito será aprovado ou não, dependendo do cliente analisado e a própria plataforma também terá alçadas de liberações,
Neste processo inteligente, será possível parametrizar a solução e determinar conforme rezam as políticas de crédito e regras criadas, valores de limites, classificações de riscos, renda presumida, atividade, formas de pagamentos, endereços, telefones e outros.
Boas práticas para sua empresa ter uma gestão segura, rápida e rentável
Levante as necessidades do seu negócio
Depois disso, o próximo passo é reconhecer quais são as necessidades do negócio.
Se há uma busca de mais agilidade e redução de custos, por exemplo, é preciso agilizar as etapas da análise de crédito para garantir que tudo se torne mais eficiente.
Também é preciso considerar níveis de inadimplência atuais, de modo a compreender melhor o comportamento de cada cliente.
Se as empresas pequenas geralmente o risco é maior, no momento da concessão de crédito, por isso, é necessário transformar as simples analises realizadas, em um diagnóstico completo, rápido e seguro.
Faça uma pesquisa e analise o seu cliente
Uma forma de obter mais informações do seu potencial cliente é através da avaliação das informações extraídas no Cadastro Positivo, um banco de dados reunidos pelos birôs de crédito disponíveis no mercado.
Crie uma nova política de crédito
Com uma plataforma em mãos, você terá novas possibilidades de atuação. Assim, você deve mudar a sua política de crédito, criando uma nova.
Defina quais variáveis são mais importantes e qual é a relação entre elas. Busque alinhamento com a estratégia e com a cultura da empresa.
Para tornar tudo mais fácil, é importante criar workflows e um sistema de controle de aprovação.
Nesse momento, é fundamental criar uma política que esteja de acordo com as necessidades observadas em relação ao negócio, de modo que a mudança seja positiva.
Escolha uma solução ideal
Toda automação precisa de uma solução tecnológica integrada as politicas e a base da empresa.
Para facilitar e entender melhor como implantar a automação de crédito, é necessário buscar uma solução com o melhor método do mercado.
Por isso sua CIA, precisa contratar uma empresa de qualidade e experiência nesse ramo — não só o de automação, mas principalmente de políticas e automação inteligente de crédito.
Escolha um bom provedor de informações cadastrais
A deps hoje oferece dentro de suas soluções várias modalidades de consultas únicas, relatórios de análises completos e enriquecidos com a inteligência do nosso método deps.
Minha empresa pode negar o crédito a um potencial cliente?
Sim é possível negar. Porém, ressaltamos que não aceitar uma solicitação de crédito ao potencial cliente, será uma decisão que pode ser considerada nas definições, no momento, da criação das politicas de crédito.
Sendo que em alguns casos, sua empresa pode, nesta situação, estar ajudando quem está querendo tomar o crédito, a não contrair mais dívidas.
Pois a liberação dos pedidos de crédito, estão sempre condicionada à capacidade de pagamento de cada potencial cliente.
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