Os golpistas estão cada vez mais astutos e espertos, criando novas artimanhas com o objetivo de ocultar informações, dissimular fatos e ludibriar as pessoas comuns para, assim, obter dinheiro de forma injusta ou outras vantagens para si ou para outros. As fraudes são tão bem elaboradas que as vítimas se quer desconfiam que estão caindo em um truque.
Nesse sentido, é importante conhecer quais são os principais tipos de fraude financeira para se prevenir e evitar ser a próxima vítima em potencial. Desse modo, você consegue diminuir os riscos de cair nessa cilada e reduz as chances de sofrer prejuízos.
Quer saber mais sobre o assunto? Reunimos, neste post, os principais tipos de fraudes financeiras e o que você deve fazer para evitar ser vítima desse tipo de golpe.
Boa leitura!
Pirâmide
O golpe da pirâmide financeira é um sistema empresarial fraudulento que promete vantagens financeiras rápidas, com a condição de que a vítima pague um valor correspondente à taxa de entrada para participar e indique novos membros para fazer parte do esquema coletivo.
O negócio geralmente é de fachada e não existe, de fato. É apenas uma maneira de transmitir confiança para as futuras vítimas. As vantagens prometidas são altas.
Não é difícil identificar o golpe. Para evitar cair nessa artimanha, a primeira coisa a se fazer é consultar a regularidade da empresa na junta comercial e em outros órgãos competentes.
Clonagem de cartão de crédito
A clonagem de cartão de crédito pode ser feita de forma física ou no meio digital. Em ambos os casos, há uma falha na segurança do banco que permite que terceiros mal intencionados clonem os dados do cartão e os utilizem para compras.
De qualquer forma, você precisa ter cuidados ao inserir seu cartão em máquinas de autoatendimento, não fornecer sua senha e dados do cartão para ninguém e não acessar páginas provenientes de links suspeitos.
O banco não liga para o cliente solicitando dados pessoais, a senha nem o código de segurança, sequer envia motoboys para recolher o cartão. Empresas de cobrança não perguntam dados bancários.
Caso alguma dessas situações aconteça, ligue imediatamente para a central de relacionamento do cartão e comunique o fato.
Pagamento de boletos falsos
Golpistas criam e enviam boletos falsos para as vítimas por e-mail ou pelos correios, simulando um típico título de cobrança, como conta de luz ou de água, carnê de IPTU etc. O recomendado é verificar o remetente das mensagens e prestar atenção na logomarca e no nome do beneficiário do pagamento.
Transações com criptomoedas
A expansão contínua do mercado de criptomoedas torna as operações vulneráveis a golpes e estimula cada vez mais a atuação de golpistas. Nesse sentido, pesquise uma corretora confiável, estude bastante sobre as transações que deseja fazer e, principalmente, desconfie de propostas que prometem rentabilidade alta e sem riscos.
Conhecer os principais tipos de fraude é uma forma de prevenir que você seja mais uma vítima dos golpes nos investimentos.
Portanto, fique atento a práticas que envolvem transações financeiras e desconfie de qualquer proposta muito vantajosa e fantasiosa. As chances de você perder o seu dinheiro para sempre são altas!
Quer conferir mais conteúdos como esse?
Abaixo temos um material completo! Adquira agora mesmo seu eBook e conheça as vantagens dessas ferramentas e o que você pode fazer para operacionalizá-las de forma efetiva na sua empresa.
A Deps está além da análise de crédito e queremos que a sua empresa tome as melhores decisões do mercado.
Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.
Até mais!