/
/
Como o big data pode ajudar no controle de inadimplência?

Como o big data pode ajudar no controle de inadimplência?

Um dos maiores desafios das empresas e instituições financeiras é a inadimplência de seus clientes. Ao não honrar com o pagamento das prestações assumidas, a empresa pode arcar com prejuízos financeiros e até mesmo sofrer o procedimento de falência.

Diante desse cenário, é importante implementar um controle de inadimplência eficiente por meio do uso de Big Data. Essa tecnologia consegue armazenar uma imensa quantidade de dados, além de ter o poder de fazer a gestão e controlar clientes inadimplentes.

Mas afinal, como isso é possível? Neste post, você vai conhecer as principais informações sobre como o Big Data pode ajudar as empresas e bancos no controle de inadimplência dos clientes.

Boa leitura!

big-data-e-os-impactos-na-analise-de-credito

Importância do Big Data para o controle de inadimplência

O Big Data é uma tecnologia que tem o potencial de armazenar um imenso volume de dados que fazem parte das atividades diárias da corporação — fluxo de caixa, ticket médio, valor referente a eventuais dívidas etc. Os dados podem ser estruturados — dados isolados que não foram analisados — ou não estruturados — foram analisados e estão organizados no banco de dados.

Essa tecnologia é considerada um excelente recurso para a gestão da inadimplência de clientes. O Big Data coleta e processa dados em um grande sistema, geralmente integrado a uma estrutura que atua na nuvem (tecnologia do tipo cloud computing). A partir das informações obtidas é possível conhecer melhor o perfil do cliente e o seu comportamento financeiro. Desse modo, as empresas e bancos conseguem antever a conduta de seus clientes e evitar futuras inadimplências.

Uso de Big Data nos setores de cobrança

O uso de bases de dados e o processamento de informações no departamento de cobrança das empresas e bancos ajudam a identificar riscos. Ao cruzar dados sobre o histórico de clientes, é possível efetuar análises preditivas e identificar os melhores cenários para o futuro da empresa, sendo possível considerar métodos estatísticos. Também fica mais fácil calcular como deve ser feita a concessão de crédito aos clientes.

Além disso, o Big Data ajuda a prevenir fraudes. Nesse sentido, muitas instituições financeiras e empresas administradoras de cobranças de cartão de crédito utilizam esse método com o objetivo de verificar o perfil do cliente e assim, detectar atos fraudulentos. Para isso, são colhidos dados referentes ao histórico de compras, uso do limite disponível etc.

As vantagens do Big Data

O Big Data vem crescendo cada vez mais no setor de cobrança nos últimos anos. Conheça, a seguir, as principais vantagens dessa tecnologia!

Efetua uma análise detalhada

O processamento massivo de dados por meio de algoritmos proporciona uma análise minuciosa sobre o perfil dos clientes e as operações financeiras realizadas por eles. Com isso, é possível ter uma clara noção do perfil e comportamento desse consumidor.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-1.png

Gerenciamento de riscos

A tecnologia Big Data fornece relatórios de suma importância sobre a conduta de clientes. Desse modo, o banco poderá adotar medidas de prevenção para evitar a inadimplência, como a restrição do crédito, oferecer um desconto maior para compras à vista etc. Nesse sentido, é possível atuar diretamente no gerenciamento de riscos.

A implementação do Big Data em bancos e empresas é a melhor forma de fazer a gestão e controle de inadimplência, reduzir o risco de fraudes e melhorar a relação com o público. Nesse sentido, o ideal é contar com uma empresa especializada em Big Data para auxiliar nesse processo. Diante desse cenário, a Deps Tecnologia se destaca pelos serviços prestados nessa área.

Big-data-seguranca-deps

Quer conhecer mais sobre a nossa atuação? Então, venha interagir com a gente! Siga a Deps Tecnologia nas redes sociais e acompanhe as nossas próximas publicações — Facebook, YouTube, LinkedIn, Twitter e Instagram.

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano