/
/
Quais são os principais tipos de fraude financeira? Entenda aqui

Quais são os principais tipos de fraude financeira? Entenda aqui

Os golpistas estão cada vez mais astutos e espertos, criando novas artimanhas com o objetivo de ocultar informações, dissimular fatos e ludibriar as pessoas comuns para, assim, obter dinheiro de forma injusta ou outra vantagem para si ou para outros. Os truques são tão bem feitos que as vítimas sequer desconfiam que estão caindo em um golpe.

Nesse sentido, é importante conhecer quais são os principais tipos de fraude financeira para se prevenir e evitar ser a próxima vítima em potencial. Desse modo, você consegue diminuir os riscos de cair nessa cilada e reduz as chances de sofrer prejuízos.

Quer saber mais sobre o assunto? Reunimos, neste post, os principais tipos de fraudes financeiras e o que você deve fazer para evitar ser vítima desse tipo de golpe.

Boa leitura!

Quais-sao-os-principais-tipos-de-fraude-financeira-Entenda-aqui

Pirâmide

O golpe da pirâmide financeira é um sistema empresarial fraudulento que promete vantagens financeiras rápidas, com a condição de que a vítima pague um valor correspondente à taxa de entrada para participar e indique novos membros para fazer parte do esquema coletivo.

O negócio geralmente é de fachada e não existe, de fato. É apenas uma maneira de transmitir confiança para as futuras vítimas. As vantagens prometidas são altas.

Não é difícil identificar o golpe. Para evitar cair nessa artimanha, a primeira coisa a se fazer é consultar a regularidade da empresa na junta comercial e em outros órgãos competentes.

Quais-sao-os-principais-tipos-de-fraude-financeira-Entenda-aqui

Clonagem de cartão de crédito

A clonagem de cartão de crédito pode ser feita de forma física ou no meio digital. Em ambos os casos, há uma falha na segurança do banco que permite que terceiros mal intencionados clonem os dados do cartão e os utilizem para compras.

De qualquer forma, você precisa ter cuidados ao inserir seu cartão em máquinas de autoatendimento, não fornecer sua senha e dados do cartão para ninguém e não acessar páginas provenientes de links suspeitos.

image 1

O banco não liga para o cliente solicitando dados pessoais, a senha nem o código de segurança, sequer envia motoboys para recolher o cartão. Empresas de cobrança não perguntam dados bancários.

Caso alguma dessas situações aconteça, ligue imediatamente para a central de relacionamento do cartão e comunique o fato.

AdobeStock 316018770

Pagamento de boletos falsos

Golpistas criam e enviam boletos falsos para as vítimas por e-mail ou pelos correios, simulando um típico título de cobrança, como conta de luz ou de água, carnê de IPTU etc. O recomendado é verificar o remetente das mensagens e prestar atenção na logomarca e no nome do beneficiário do pagamento.

Transações com criptomoedas

A expansão contínua do mercado de criptomoedas torna as operações vulneráveis a golpes e estimula cada vez mais a atuação de golpistas. Nesse sentido, pesquise uma corretora confiável, estude bastante sobre as transações que deseja fazer e, principalmente, desconfie de propostas que prometem rentabilidade alta e sem riscos.

Conhecer os principais tipos de fraude é uma forma de prevenir que você seja mais uma vítima dos golpes nos investimentos.

Portanto, fique atento a práticas que envolvem transações financeiras e desconfie de qualquer proposta muito vantajosa e fantasiosa. As chances de você perder o seu dinheiro para sempre são altas!

Quais-sao-os-principais-tipos-de-fraude-financeira-Entenda-aqui

Deseja saber mais sobre como funciona este processo?

Aproveite e entre em contato com nossa empresa que daremos mais esclarecimentos. 

Abaixo disponibilizamos um guia completo sobre análise de balanço, aproveite!

CTA 7NV 02

Por hoje, é tudo. Para receber outras das nossas dicas voltadas para o mercado financeiro e estar sempre atualizado, siga nossas redes sociais agora mesmo. Estamos no FacebookInstagramYouTube Linkedin.

Até o próximo post!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Compartilhar:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter

Preencha o formulário que
entramos em contato com você.

DPO: Simone Silvano