A análise de crédito assertiva para as liberações de vendas, é uma tarefa indispensável para o sucesso da sua empresa. Ela diminui os riscos de problemas como a inadimplência, incrementa a segurança do negócio como um todo e contribui para aumentar a produtividade dos negócios.
A melhora dos resultados e o aperfeiçoamento da qualidade das vendas e dos serviços prestados serão alcançados se a empresa tiver cautela. Afinal, a saúde financeira do negócio deve ser a prioridade do gestor — e para alcançar esse patamar é essencial controlar as taxas de inadimplência do seu negócio.
Para muitas empresas, porém, isso pode significar um processo demorado e que consome recursos. O aumento da produtividade por meio de uma análise mais adequada e segura, por sua vez, é algo possível e rápido por meio da automação da tarefa.
Veja a seguir como agilizar as liberações de crédito da sua empresa. Vamos lá?
1. Tempo de resposta reduzido
Uma análise de crédito leva em consideração diversos fatores que indicam o risco de ofertar crédito. Entre os mais importantes, estão:
- Situação atual;
- Histórico de pagamento;
- Capacidade financeira.
Quando isso é feito manualmente, a análise se torna subjetiva e o tempo de resposta para solicitação de crédito pode demorar bastante.
Dependendo das condições de quem solicita crédito e do volume de pedidos, dar conta de tudo isso gasta um tempo considerável que prejudica a produtividade da equipe.
Com a automação da análise de crédito, por outro lado, o tempo de resposta cai consideravelmente. Basta definir parâmetros específicos para a análise de dados e, a partir daí, o resultado é obtido com eficiência e precisão.
2. Menos custos com análise manual
A produtividade de uma empresa está diretamente relacionada às finanças do negócio: quanto mais produtivo ele é, menos custos tem. Com a automação da análise de crédito, portanto, há uma diminuição de custos em relação à análise manual.
Em primeiro lugar, essa diminuição acontece porque há menor necessidade de expandir o número de pessoas trabalhando na análise de crédito.
Além disso, quanto menos tempo a empresa gasta para dar resposta à solicitação, mais cedo o cliente pode consumir, gerando recursos para o negócio.
Isso diminui, consequentemente, o custo envolvido para fazer com que o cliente comece a investir na sua empresa.
3. O crédito é liberado com mais segurança
Conceder crédito para os clientes é algo que precisa ser feito com muita segurança. Afinal, um deslize pode significar o aumento da inadimplência e a complicação das finanças do negócio.
Com a análise de crédito manual, a empresa fica mais sujeito a erros devido a considerações incorretas sobre os fatores-chave, por exemplo.
Com a análise automatizada, por sua vez, essa possibilidade diminui consideravelmente. Além de menos riscos, um número menor de erros significa menor necessidade de retrabalhos e reavaliações, o que garante maior produtividade.
4. Mais capacidade de concessão de crédito para a empresa
A verdade é que a automação da análise de crédito gera um ciclo de produtividade do negócio: quanto mais solicitações são analisadas por esse meio, maior é a capacidade de análise do negócio. Ao definir parâmetros de decisão automática, por exemplo, a empresa abre espaço para que novas análises mais complexas aconteçam.
Além disso, como diminui a subjetividade envolvida na decisão, o processo fica mais simples, colaborando para que mais crédito seja analisado. Como você viu, a automação da análise de crédito ajuda a diminuir o tempo de resposta, os custos envolvidos e também os riscos de erros.
Como resultado, essa abordagem permite que a empresa analise cada vez mais crédito dentro do mesmo tempo — o que é justamente o conceito de produtividade.
Agora que você já sabe como aumentar a produtividade da empresa, que tal ficar por dentro de outras dicas para melhorar sua gestão de crédito?
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