Aumente suas vendas através das políticas de crédito

Aumente o desempenho da sua equipe de vendas através das políticas de crédito. Fazer com que as contas fechem no verde no final do mês é certamente o desejo de qualquer empresa. Porém, isso nem sempre acontece, pois existem variáveis capazes de comprometer as finanças do negócio e que fogem do seu controle, a exemplo da inadimplência.

No entanto, é possível estabilizar o caixa da sua empresa e reduzir os riscos que envolvem a concessão de crédito. A chave para isso está na formulação de uma política de crédito eficiente, que, inclusive, inclua a sua equipe de vendas.

Embora manter um bom fluxo de vendas seja fundamental para a manutenção e crescimento do negócio, não se pode esquecer que mais importante que vender é receber do cliente. Para isso, estabelecer boas práticas e critérios ainda na fase de vendas é essencial para evitar transações arriscadas.

No post de hoje mostraremos a você como uma política de crédito para vendas pode fortalecer as finanças da empresa.

Continue lendo e confira as vantagens dessa prática!

Identificação do perfil e potencial financeiro da empresa-cliente

A grande vantagem da política de crédito para a equipe de vendas é a identificação do perfil do cliente e sua performance financeira desde a fase de negociação. Esse fato já permite à empresa analisar grande parte dos riscos envolvidos na transação.

Por exemplo, se a sua equipe de vendas já consegue avaliar alguns aspectos objetivos do cliente, como seu perfil no mercado e sua capacidade financeira, ela pode trabalhar com base nessas informações para realizar as vendas de forma mais personalizada.

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Assim, pode-se, por exemplo, reduzir ou aumentar a quantidade de parcelas, estabelecer um limite de crédito, um valor máximo para cada parcela ou exigir mais ou menos garantias dessa empresa-cliente.

Aumento da qualidade das vendas

Como dito, vender é muito importante para compor o caixa da empresa. Porém, vender de forma deliberada e sem os devidos cuidados expõe seu negócio a uma série de riscos, como o não recebimento. Por isso, a qualidade das vendas acaba sendo tão — ou até mais — importante que a quantidade.

Nesse ponto, a política de crédito para vendas beneficia bastante. A sua equipe de vendas acaba tendo uma base maior de informações do cliente e, como dito, pode negociar de forma mais personalizada e segura, fechando sempre vendas de qualidade.

Menor índice de vendas sem fit

Sabemos o quão prejudicial é ter uma carteira de clientes sem fit. Esses clientes acabam não se relacionando bem com a sua empresa e com o seu produto e, no final, acabam passando essa experiência negativa para terceiros, prejudicando a imagem do seu negócio.

Desse modo, é imprescindível ter o cuidado de avaliar bem a empresa com quem negocia. Entender suas necessidades é o primeiro passo para criar o fit, melhorar a qualidade das vendas e garantir mais segurança para a transação.

A política de crédito de vendas ajuda a equipe desse setor a entender melhor o cliente e, mais que isso, estabelecer alguns itens e critérios que devem ser analisados e que fortalecem a interação da empresa-cliente e o produto da sua empresa. Isso reduz o índice de vendas sem fit.

Redução da inadimplência

Ao se falar em concessão de crédito todo cuidado é pouco. Por isso, quanto antes os cuidados forem tomados, respostas forem colhidas e critérios forem analisados, menos arriscado poderá ser a venda e a concessão de crédito dela decorrente.

A política de crédito para vendas também impacta positivamente a redução da inadimplência. Como a equipe de vendas já adota os cuidados, realiza as devidas conferências e levanta informações do cliente — como perfil e potencial financeiro —, desde o início é possível avaliar os riscos envolvidos.

Essa medida pode evitar seguir com negociações perigosas e reduzir o trabalho das equipes de análise de crédito, que passam a ser acionadas apenas em transações com potencial para se concretizar com segurança.

Pense nisso!

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Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

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