Com o avanço das tecnologias on-line, hoje é possível contar com ferramentas (plataformas) capazes de realizar análises de crédito totalmente automatizadas, com maior grau de precisão das informações. Ao contrário do que muitos empresários imaginam, essas ferramentas são bastante acessíveis e contribuem para otimizar todos os processos de cobranças da empresa.
O índice de inadimplência ainda é um problema em grande parte das empresas, tornando essencial a prática de medidas para reverter esse cenário.
É importante que seu negócio esteja aberto às negociações com a clientela, de forma a satisfazer os dois lados: tanto o consumidor, que tem a chance de não ficar com o nome sujo (ou negativado); quanto a empresa, que receberá o valor requisitado.
Nem todos os clientes pagam suas compras de uma vez só, não é verdade? As compras parceladas são uma solução bastante utilizada pelos clientes brasileiros.
O lucro de uma venda nem sempre é recebido, em sua totalidade, de uma só vez. Por isso, uma boa administração das contas a receber no seu negócio é imprescindível na hora de conservar a saúde financeira da empresa.
Quer saber como você pode ter isso e gerar ainda mais resultados? Automatize seu sistema de cobrança. Vamos la?
Faça um levantamento detalhado
O primeiro passo para ter o controle sobre suas contas (as já pagas e as que estão a receber) é fazer um levantamento detalhado das movimentações.
Anote em uma planilha todos os seus dividendos — os valores totais e de parcelas, assim como as datas de vencimento de cada fatura. Dessa forma, a empresa pode se organizar de maneira a não atrasar nenhum pagamento, o que poderia gerar multas e acréscimo de juros sobre aqueles valores.
Tenha controle das dívidas de seus clientes
Da mesma forma que é preciso saber a quais lugares sua empresa deve, é importante fazer um rastreamento eficaz dos clientes que trazem dívidas abertas com o seu negócio.
A inadimplência dos clientes é um problema sério para a vida financeira da empresa. Com um controle adequado sobre esse aspecto, fica mais prático cobrá-los ou, caso necessário, fechar novos acordos para a quitação das dívidas.
Crie uma política de crédito eficiente
Um dos passos mais importantes para a sua empresa é saber criar uma política de crédito eficiente dentro dela. Assim, o empreendimento verá seu lucro aumentar e poderá ajustar e otimizar seu capital de giro e o fluxo de caixa.
Na hora de elaborar sua política e conceder crédito aos seus clientes, é crucial estipular a concessão de prazos de vencimento proveitosos e descontos para pagamentos adiantados, assim como multas para atraso. Também deve-se ficar atento ao limite de crédito oferecido.
Conheça a sua carteira de clientes
Na hora de oferecer uma atraente política de crédito, é importante ter em mente qual é o seu público-alvo, e a quais consumidores a empresa atenderá. Não tenha medo de recusar aqueles acordos com consumidores que tenham um histórico negativo de pagamento.
Tenha controle das dívidas de seus clientes
Da mesma forma que é preciso saber a quais lugares sua empresa deve, é importante fazer um rastreamento eficaz dos clientes que trazem dívidas abertas com o seu negócio.
A inadimplência dos clientes é um problema sério para a vida financeira da empresa. Com um controle adequado sobre esse aspecto, fica mais prático cobrá-los ou, caso necessário, fechar novos acordos para a quitação das dívidas.
Em empresas que vendem a prazo (aquelas que entregam uma mercadoria e recebem seu pagamento em uma determinada data pré-estipulada), é de extrema importância saber como este processo irá funcionar.
Crie, dentro da empresa, estratégias de políticas de crédito e de cobrança eficazes para regular suas contas a receber — e com as dicas presentes neste texto!
Além disso, fazer um planejamento de tudo o que seu negócio deve pagar e receber é fundamental. Evitar a inadimplência de seus clientes e saber negociar com eles caso isso aconteça será bastante oportuno.
Nesse cenário, a automação de processos na análise de crédito promete trazer muitas vantagens para as empresas, desde industrias, o varejo e outros segmentos. Portanto, não perca mais tempo e comece a planejar a inclusão da transformação digital no seu negócio!
Quer implementar a automação de processos dentro da sua empresa, mas ainda não sabe por onde começar?
Agende uma apresentação será uma honra para nós atender a sua empresa.
Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e Linkedin.
Até mais!