Os principais passos para implementar uma plataforma de análise de crédito

Trabalhar com regularidade, bons indicadores e riscos em níveis aceitáveis é o que todo líder e gestor empresarial buscam quando o assunto é gestão de crédito. Em um mercado intransigente como o atual, perder tempo e dinheiro corrigindo falhas não condiz com o perfil de empresas competitivas.

Por esse motivo, cada vez mais, os negócios têm se apoiado em soluções tecnológicas para reforçar os seus processos, a exemplo de uma plataforma de análise de crédito.

O uso do software para gerenciar as rotinas negociais da empresa é, sem dúvida, uma alternativa altamente estratégica, visto que essa ferramenta é capaz de melhorar a manipulação de dados e informações dos clientes e do mercado, reduzir os riscos das transações e oferecer todo o suporte para a tomada de decisões.

No entanto, para que isso ocorra, é preciso que a implementação da solução seja feita adequadamente. Por isso, para ajudá-lo nessa tarefa, a seguir, listamos os principais passos para implantar uma plataforma de análise de crédito.

Confira!

Avaliação do escopo da ferramenta

O estágio inicial para a implementação de um software de análise de crédito passa pela avaliação do escopo da própria ferramenta, isto é, aquilo que se pretende com a sua utilização.

A partir de questionários de pedidos, cadastros, política de crédito e levantamento operacional, é possível conhecer melhor as necessidades da empresa e considerar em quais pontos o software pode ser útil e estratégico.

Definição da estrutura

Nessa fase, o foco está na definição dos componentes indispensáveis para o funcionamento do sistema. Ou seja, é preciso que a empresa saiba exatamente quais são as funcionalidades de que necessita para otimizar os seus processos de concessão de crédito.

Integração dos dados

Como um software de análise de crédito se alimenta de dados e informações concretos, é preciso operacionalizar a fase de integração deles. Nesse estágio, informações de pedidos, vendas, cadastros, contas a receber, entre outras, devem ser acessadas no sistema.

Essa é uma das fases mais importantes, já que é a partir dessa característica — integração — que o software se torna tão eficiente e importante para o sucesso e a precisão das análises.

22

Validação das informações

Após o lançamento dos dados no sistema, agora é hora de verificar se eles estão devidamente inseridos. A validação é fundamental para garantir que pedidos de vendas, cadastros e contas a receber estão devidamente organizados dentro do sistema.

Modelagem da política de crédito

Nessa etapa, é realizada uma espécie de delineamento da política de crédito da empresa. Aqui, o perfil do negócio e das suas transações deve estar em perfeita sintonia com a ferramenta.

Por exemplo, se a empresa adota uma política mais restritiva ao crédito, mais rígida quanto aos riscos, o software deve estar ajustado a essa realidade, avaliando com mais profundidade e critérios as informações inseridas em seus bancos de dados.

A modelagem da política de crédito é que garante a regularidade e agilidade dos processos, já que a ferramenta de análise trabalha da maneira idealizada pela empresa, buscando sempre os resultados almejados.

Operacionalização do sistema

Após todas as etapas anteriores, chega a hora de operacionalizar o software. Como os devidos ajustes já foram feitos, o trabalho agora fica por conta do treinamento dos usuários da solução e da execução do processo de automação.

O ideal, nessa etapa, é contar com o apoio de um fornecedor de qualidade, o qual tenha a experiência necessária para monitorar pontos importantes do processo de implantação e utilização do software de análise de crédito, de modo a garantir o total proveito das suas funcionalidades.

Agora que você já conhece os principais passos para a implantação de um software de análise de crédito, dê o primeiro passo rumo ao sucesso.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 3-1024x210.png

Gostou do assunto? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades do seu negócio, entre em contato, esperamos por você!

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes