Fale com um especialista

Pensou no Varejo? Aprenda como fazer uma excelente gestão de crédito e riscos na sua empresa

O desafio de toda empresa é aumentar as vendas e a capacidade de lucros do negócio, muitas empresas do varejo optam pelas diversas opções de pagamentos. Aquele conhecido de todos o “carnê” ou também o cartão de fidelidade da própria empresa. Porém este tipo de operação, envolve muitos riscos, como a inadimplência, que pode gerar prejuízos que impactam de forma negativa o crescimento e a saúde financeira do negócio.

Já imaginou sua empresa precisar recorrer aos bancos para fazer empréstimos para cobrir a falta de fluxo de caixa ou pela falta de planejamento e prevenção? Para evitar complicações e que situações assim aconteçam, é necessário e primordial que o seu negócio faça uma gestão de risco de crédito inteligente.

Existe inúmeras possibilidade de dados concretos, que direcional para qual rumo seguir para que apoiem as tomadas de decisões mais assertivas e sem perder vendas. E uma dessas possibilidade é investir em uma plataforma inteligente, diretamente integrada a várias opções de consultas de análises aos órgãos de proteção.

Preparamos algumas dicas especiais e boas práticas para você elevar o nível do seu negócio, através da gestão de crédito e riscos.

Vamos lá?

Comece com a Higienização de base de dados

Validando todos os seus clientes. O procedimento tem o objetivo de eliminar informações duplicadas, completar a base cadastral, remover espaços em branco e normalizar os dados.

Um dos grandes diferenciais deste processo é que sua empresa tem a opção de higienizar os dados conforme sua necessidade e estratégia.

Todos os setores da sua empresa podem melhorar a produtividade e o desempenho por conta dos dados atualizados. Especialmente os setores financeiro, comercial, marketing e o setor de crédito e cobrança.

Pode gerar muita produtividade e pode agilizar os processos de diversos setores da empresa, além de ter um valor de investimento baixo.

Analise os perfis de cada cliente

Sua empresa poderá analisar os clientes, através de uma solução automatizada de concessão de crédito. Com isso, o risco diminui, você vai gerar crédito para clientes com comportamento exemplar no mercado.

A sua empresa poderá em alguns caso de conceder crédito, para clientes que poderiam comprar somente avista. Clientes inadimplentes significam baixo rendimento, e isso também está associado a uma menor capacidade de cumprimento de compromissos financeiros.

Faça um plano para mitigar os riscos

Seu negócio precisa trabalhar com mais segurança em suas transações financeiras. Na internet é um espaço que tem todos os tipos de fraudes e ataques.

Se sua empresa tiver o apoio de uma solução que conta com algoritmos inteligentes e de ambientes confiáveis e estáveis, sem dúvidas, as suas transações, vão se tornar muito mais seguras. E seu negócio estará cumprindo todas as regulamentações da LGPD, tanto para os clientes (que fornecem dados pessoais às empresas) quanto para as organizações, que poderão mitigar os riscos de fraudes.

Crie políticas de crédito de acordo com o seu negócio

Em muitas empresas, o critério utilizado para definir se o crédito será concedido ou não, refere-se ao conhecimento pessoal. Seja da visão que a CIA possui e de seus princípios de atuação, ou seus gestores e diretores, têm a respeito dos clientes e seus potenciais.

As políticas de crédito, devem atuar de acordo com as particularidades do seu negócio, ajudando a atingir seus objetivos. O que significa, que o que funciona para uma empresa, pode não funcionar para outra, por isso, as políticas de crédito, devem ser totalmente personalizadas.

Gere limites automáticos

O limite de crédito é o que garantirá à sua empresa uma maior regularidade na gestão do crédito, estabelecendo critérios precisos e valores exatos, com os quais pode trabalhar, levando em consideração sempre o potencial financeiro da empresa-cliente.

Desse modo, evita-se a assunção de riscos desnecessários com a liberação de vendas a prazo que exorbitem a capacidade de honrar do cliente, por exemplo.

Automatize todas as suas análises

A tecnologia, sem dúvida, é um grande aliado das empresas. Por meio dela inúmeras otimizações podem ser realizadas. Com a análise de crédito não é diferente. Automatizar o processo de aprovação de crédito dos clientes, para conhecer a fundo as suas capacidades de aferir lucro e honrar pagamentos, é o primeiro passo para que tal processo se torne mais eficaz.

Entretanto, essa análise é uma tarefa que pode tomar muito tempo das equipes. Por esse motivo, a automação desponta como uma solução eficiente para os mais diversos negócios.

CTA horizontal 1

Treine a sua equipe

As ações de treinamento e desenvolvimento são de extrema importância para o sucesso da equipe que deseja operar em alta performance. Porém é preciso saber e compreender, que as pessoas adquirem novos comportamentos, quando são estimuladas para as atividades que precisam desempenhar.

Chamamos de “time” um grupo de pessoas que passou por um processo de treinamento e desenvolvimento capaz de modificar o seu processo interno de autogerenciamento e melhoria contínua.

Com treinamentos adequados e direcionados para as suas equipes, os mesmos serão capazes de resolver problemas, prestando mais atenção aos detalhes, à sua própria forma de operacionalizar suas atividades e identificarão, os elementos que afetam o seu funcionamento.

Nenhum negócio concede crédito para clientes, tanto no varejo quanto no atacado, pensando que eles não vão pagar. Hoje em dia, cada vez mais vale a máxima “é melhor prevenir que remediar”,  por isso, os analistas de crédito vem crescendo muito.

Ressaltamos, que é extremamente importante que esses profissionais sejam bem treinados e possam atender os consumidores de forma eficaz. E para quem já atua na área, é imprescindível, se manter atualizado sobre o tema no mercado.

Por isso, investir no setor é importantíssimo para a garantir a saúde financeira da sua empresa.

A Deps está Além da Análise de Crédito, com uma metodologia única no mercado, oferecemos soluções para automação e gestão inteligente de crédito que permitem gerenciar de forma criteriosa e confiável esse aspecto tão importante do organismo que é a empresa.

Confira aqui depoimentos dos nossos clientes. E se quiser continuar a sua jornada de aprendizado a respeito deste tema. Nosso blog está repleto de conteúdos incríveis! Acesse agora!

CTA

Para não perder os próximos conteúdos, aproveite e siga-nos nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramYouTube Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes