Saiba qual a Importância do método GRC – Governança, Riscos e Compliance e como aplicar na sua empresa.

As prioridades e necessidades de controle da gestão e analise de credito são extremamente relevantes e importantes dentro dos processos e fluxos do método GRC (Governança, Riscos e Compliance).

É necessário gerar garantia de atendimento dentro dos termos regulatórios destes processos. As empresas precisam investir em soluções e metodologias internas específicas, com o intuito de garantir que as operações do negócio, saiam em conformidade com a lei e o que as regulamentações determinam.

E é aqui que nasce a real importância de compreender o que é GRC, as implicações e os benefícios desta metodologia dentro das empresas.

Hoje existe uma movimentação imensa dos órgãos reguladores, auditores, entidades e outras instituições com o objetivo de pressionar as CIAS a se adequarem e implantarem medidas de proteção, governança e compliance, com o intuito de mitigar e minimizar os riscos dentro empresas.

São estratégias que apoiam os negócios independente do tamanho, a organizar suas operações. Trazem transparências para todos os processos, engrandecem a performance de todas as atividades com destaques e dentro do diagnóstico tático ameaças que podem causar prejuízos para a empresa.

Nunca é tarde para se adequar, sem estes processos práticos, possivelmente muitas empresas não resistiriam por muito tempo no mundo árduo dos negócios.

Neste post, você vai conhecer no detalhe o que é GRC e a melhor forma de aplica-lo.

Vamos acompanhar!

O que significa GRC?

Dentro do conceito da gestão empresarial, o GRC – Governança, Riscos e Compliance é uma metodologia que envolve a integração dos processos de uma CIA de maneira simples, padronizada e segura.

CTA horizontal 6

O objetivo central é garantir a aplicação e a conformidade das operações e demais políticas corporativas previstas nas leis, normas, estatutos e demais regulamentos existentes.

O GRC é a junção de 3 ferramentas práticas

Governança, Risco e Conformidade, no qual são implementadas nas operações corporativas.

A seguir, analise os detalhes de cada uma dessas ferramentas.

Governança

A  governança corporativa se refere à forma como as decisões são tomadas por diretores, gestores e os líderes. São estratégias que envolvem a criação e a implantação de políticas e procedimentos internos, com o FOCO de orientar os TIMES, para cada vez que se aplica, terem mais clareza, transparência, segurança e austeridade nas operações realizadas, em todos os setores da empresa.

Riscos

A análise de riscos inclui a realização de auditorias que complementam as operações. Neste ponto é possível identificar as operações e procedimentos que requerem mais atenção e controle e a eventual presença de possíveis erros e outros problemas sérios que podem vir a prejudicar a saúde da empresa.

E estes riscos podem se formarem ou se ampliarem de diversas maneiras, de modo estratégicos ou operacionais. Com isso, torna-se necessário analisar as possibilidades de materializar os riscos que forem levantados.

A gestão de riscos tem capacidade de prever possíveis imprevistos, avaliar muitos impactos que podem vir a provocar. Com isso, tomar decisões de medidas protetivas em prática a fim de evitar as consequências negativas que estes riscos podem gerar para os negócios.

Compliance

O compliance refere-se à necessidade das atividades desenvolvidas pela CIA, estarem adequadas e dentro das normas e legislações. É por este único motivo que deve ser realizado uma revisão contínua e assíduas sobre as operações da empresa.

O que as empresas ganham com a implementação do processo GRC?

Com estas boas práticas de Governança, Risco e Conformidade, é possível assegurar que a empresa esteja trilhando uma direção segura.

Conheça a seguir, os benefícios constatados a partir da aplicação da metodologia de GRC dentro das empresas.

Economia e redução dos custos

Os processos de GRC podem trazer uma redução significativa dos custos para as empresas, pois, além de prevenir que sofra penalidades para eventual não conformidade em suas operações, traz maior efetividade nos processos e gastos focados nos maiores riscos.

E quando o trabalho é bem planejado e com uma execução precisa, isso gera para empresa, um ganho considerável e evita os famosos retrabalhos nos controles internos da empresa, reduzindo as despesas simultâneos e desnecessárias com os times que fazem os controles.

22

Agilidade e segurança nos processos

Os especialistas que colocam em prática este método GRC, tem clareza dos processos e dados que são gerados.

A empresa em curto espaço de tempo conseguem implementar o projeto e integrar todas as áreas com facilidade, com acesso a relatórios específicos e o salto para a comunicação eficiente será visível.

Sobre as fraudes

A metodologia GRC pode trazer estabilidade para todo o sistema. Quando bem estruturado, permite fazer uma avaliação eficiente e de alta performance, no qual pode reduzir consideravelmente a atuação de fraudes ou procedimentos que podem ir contra as políticas da CIA.

Operações e processos transparentes

A gestão eficaz, pode proporcionar austeridade e transparência aos processos que são realizados nas operações, gera credibilidade e muito mais segurança aos clientes, parceiros, investidores e a CIA torna-se muito mais atrativa para o mercado.

cta analise de credito 003

Geração de valor

Os métodos do GRC podem agregar valor à sua empresa, é capaz de gerar uma imagem positiva ao mercado. Quando o trabalho é bem feito e tem uma boa jornada em sua execução, até a imagem da marca perante ao mercado sobe de nível e sua reputação melhora perante todos.

Como faço para aplicar este método GRC na minha empresa?

Para implantar a metodologia GRC, sua empresa precisará procurar uma empresa especializada, no qual busca fazer um estudo aprofundado sobre os riscos da sua operação, e isso pode ser iniciado pela área de crédito, cobrança, comercial, logística e outras áreas que demandam riscos no seu negócio.

Ressaltamos que os gestores que vão conduzir este trabalho, precisam entender que vai haver mudanças significativas em todos os processos e nas rotinas da CIA. Sendo que objetivo é a capacitação dos times multidisciplinares, para que na prática o método GRC seja melhor conduzido na empresa.

Este método de Governança, Gestão de Riscos e Compliance sendo bem conduzido tem o poder de fazer o seu negócio crescer ainda mais estável e seguro. E a sua empresa será vista com mais confiabilidade e credibilidade perante o mercado.

Então, deseja ter esses recursos na sua empresa e aprimorar a sua gestão de crédito? Veja abaixo o que preparamos para você entender as suas necessidades e ter o que há de melhor!

homem pensativo

Para não perder os próximos conteúdos, aproveita a sua visita ao nosso blog e segue as nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram, YouTube e Linkedin.

Até mais!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes