“ROBÔS” para gerenciar o ciclo de negócio de crédito da sua empresa

Trabalhar com regularidade, bons indicadores e riscos em níveis aceitáveis é o que todo líder e gestor buscam, quando o assunto é gestão de crédito.

Em um mercado intransigente como o atual, perder tempo e dinheiro corrigindo falhas ou repetindo erros, não condiz com o perfil de empresas competitivas. Por esse motivo, cada vez mais, os negócios têm se apoiado em soluções tecnológicas para reforçar os seus processos, a exemplo de uma plataforma de gestão inteligente de crédito.

O uso de “ROBÔS” para gerenciar as rotinas negociais da sua empresa é, sem dúvida, uma alternativa altamente estratégica e inovadora, visto que essa ferramenta é capaz de melhorar a manipulação de dados e informações dos clientes e do mercado, reduzir os riscos das transações e oferecer todo o suporte para a tomada de decisões.

No entanto, para que isso ocorra, é preciso que a implementação da solução seja feita adequadamente.

Por isso, para ajudá-lo a compreender a real importância  de um projeto assim, listamos aqui os principais passos para implantar a plataforma.

Vamos lá?

Avaliação do escopo da ferramenta

O estágio inicial de toda implementação de uma ferramenta específica como esta, passa por uma avaliação profunda do escopo da própria solução, isto é, aquilo que se pretende com a sua utilização.

A partir dos questionários de pedidos, cadastros, políticas de crédito e levantamentos operacionais, é possível conhecer melhor as necessidades da empresa e considerar em quais pontos o software pode ser útil e estratégico.

Definição da estrutura

Nessa fase, o foco está na definição dos componentes indispensáveis para o funcionamento da plataforma. Ou seja, é preciso que a empresa saiba exatamente quais são as funcionalidades de que necessita para otimizar os seus processos de concessão e decisões de crédito.

Integração dos dados

Como a plataforma de gestão e análise de crédito, no qual se alimenta de dados e informações concretos, é preciso operacionalizar a fase de integração de cada passo destes dados, de uma forma extremamente segura e confiável, dentro das regras e regulamentações da LGPD.

Nesse estágio, informações de pedidos, vendas, cadastros, contas a receber, entre outras, devem ser acessadas no sistema.

Essa é uma das fases mais importantes, já que é a partir dessas características — integrações — que a plataforma ou o sistema como um todo, se torna tão eficiente e importante para o sucesso e a precisão das análises da CIA.

Validação das informações

Após o lançamento dos dados no sistema, agora é hora de verificar se eles estão devidamente inseridos. A validação é fundamental para garantir que pedidos de vendas, cadastros e contas a receber estão devidamente organizados dentro do sistema.

Modelagem da política de crédito

Nessa etapa, é realizada uma espécie de delineamento da política de crédito da empresa. Aqui, o perfil do negócio e das suas transações deve estar em perfeita sintonia com a ferramenta.

Por exemplo, se a empresa adota uma política mais restritiva ao crédito, mais rígida quanto aos riscos, o sistema deve estar ajustado conforme a realidade de cada momento, avaliando com mais profundidade os critérios e as informações inseridas em seus bancos de dados.

A modelagem das políticas de crédito é que garante a regularidade e agilidade dos processos, já que a plataforma de análises é inteligente e trabalha da maneira idealizada pela empresa, buscando sempre os melhores resultados e almejados.

Operacionalização da plataforma

Após todas as etapas anteriores, chega a hora de operacionalizar. Como os devidos ajustes e alinhamentos já foram feitos, o trabalho agora fica por conta dos treinamentos dos usuários da solução e da execução dos processos de automação.

O ideal, nessa etapa, é contar com o apoio de um fornecedor de qualidade e com o MELHOR MÉTODO do mercado, no qual tenha a experiência necessária para monitorar todos os pontos importantes dos processos de implantação e utilização da plataforma, de modo a garantir o total proveito das suas funcionalidades.

Quer conferir mais conteúdos como esse?

Para receber outras das nossas dicas voltadas para o mercado financeiro e estar sempre atualizado, siga nossas redes sociais agora mesmo.

Compartilhe também essa informação em suas redes sociais e ajude a informar outras empresas sobre os principais pontos relacionados à segurança de dados com a vigência da LGPD!

Por hoje, é tudo.

Até o próximo post!

Simone Silvano

Deps – Além da análise de crédito

Search
Botão WhatsApp
Checkboxes